Categories: Notícias

Deputado Tito critica corte de verbas nas universidades públicas federais

Escassez de recursos corrói pesquisas científicas, aumenta a tormenta orçamentária das universidades públicas e causa danos sobre o patrimônio da sociedade que é a educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada

Os bloqueios feitos pelo Ministério da Educação (MEC) no orçamento de institutos e universidades federais provocaram uma reação e repercutiu negativamente no país, principalmente no meio político e setores ligados à Educação que manifestaram críticas públicas à medida.

O deputado federal Tito (Avante/BA) que tem como meta a federalização e a melhoria na educação básica, criticou os cortes orçamentários nas instituições brasileiras, principalmente nas baianas e em especial na Universidade Federal do Oeste (UFOB).
A universidade sofreu um bloqueio de 33,2% dos recursos orçamentários para custeio e investimento. O total de recurso contingenciado chega a R$ 11.872.857,00. Para o parlamentar, esses novos cortes terão impacto em todas as áreas, inclusive no acesso e permanência dos estudantes. Pode, inclusive, inviabilizar a continuidade das atividades acadêmicas nessas instituições de ensino superior.
O deputado não concorda com tal medida do governo que fere a autonomia institucional de promover a educação superior em condições dignas para a formação da cidadania.
Tito diz que a decisão pode promover a decadência cultural, tecnológica e científica, causando estragos para educação pública gratuita e, também, para o bem-estar do povo brasileiro. O deputado ressaltou que se solidariza com cada educador que realiza o ensino, a pesquisa e a extensão nas universidades brasileiras, reiterando que está junto na luta pela garantia de uma educação pública, gratuita e de qualidade.
Tito estará, juntamente com outros deputados federais, se reunindo nos próximos dias com o Ministro da Educação, para buscar reverter essa decisão, em favor das universidades.

FONTE : SE LIGA BARREIRAS

Compartilhe nas redes sociais
admin

Recent Posts

DEPUTADO TITO VIABILIZA ENERGIA SOLAR PARA MORADORES RURAIS DE RIACHÃO DAS NEVES

Os produtores do Assentamento Dom Ricardo, em Riachão das Neves, foram contemplados com um kit…

6 dias ago

DEPUTADO TITO CELEBRA ANÚNCIO DE RECUPERAÇÃO DA BA 447 E BA 465 ENTRE BARREIRAS E ANGICAL

Desde o início do seu mandato, o deputado Tito tem buscado junto ao Governo da…

1 semana ago

DEPUTADO TITO VIABILIZA CÂMARAS FRIAS PARA A PREFEITURA DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES

A Prefeitura de Luís Eduardo, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, recebeu no dia…

2 semanas ago

DEPUTADO TITO PARTICIPA DE CONVENÇÃO NACIONAL DO AVANTE EM BELO HORIZONTE

Neste sábado (23/07), o deputado federal Tito participou da Convenção Nacional do partido Avante, no…

2 semanas ago

BARREIRAS: DEPUTADO FEDERAL TITO RECEBE A DIRETORIA DA AIBA  E ACOLHE DEMANDAS DO AGRONEGÓCIO REGIONAL

Nesta sexta-feira (22/07), o deputado federal Tito recebeu no escritório regional, em Barreiras, o presidente…

2 semanas ago