Notícias

DEPUTADO TITO E AIBA LEVAM AO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DEMANDAS DE PRODUTORES RURAIS DO OESTE DA BAHIA

O deputado federal Tito participou na tarde da última terça-feira (08/02), de audiência com membros da AIBA e do Ministério da Agricultura, destinada a tratar sobre garantias nas operações de crédito para produtores rurais.

O encontro contou com a presença do Secretário Nacional de Política Agrícola, do Ministério da Agricultura, Sr. Guilherme Bastos Filho, o presidente da AIBA Odacil Hanzi, o vice Moisés Schmidt e demais colaboradores.

A principal demanda formulada pelos representantes da AIBA parte das dificuldades relatadas por produtores rurais, sobretudo, fruticultores, ao acesso a financiamento rural em instituições financeiras.

De acordo com a entidade, as propriedades de fruticultores da região Oeste por serem inferiores na sua maioria a 4 módulos fiscais, têm sido classificadas como bens de família e, portanto, impenhoráveis pelas instituições credoras nos termos da Lei 8.629/1993, impossibilitando assim, que estes agricultores obtenham acesso a crédito rural, essencial para o crescimento e desenvolvimento da fruticultura em nosso país.

O secretário, Guilherme Bastos, comprometeu-se a avaliar a solicitação apresentada e demonstrou disposição para buscar encontrar soluções que busquem mitigar esse impasse.

De modo a reiterar o seu compromisso com esse importante segmento, o deputado Tito requereu ainda, audiência com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, que deverá ocorrer nas próximas semanas em Brasília. O encontro terá por objetivo tratar sobre o entendimento já proferido pela Suprema Corte sobre a oferta em garantia das áreas rurais menores que 4 módulos fiscais, mesmo sendo consideradas bem de família.

“Estamos fazendo gestões para que o Ministério da Agricultura e o próprio STF, encontre solução jurídica e administrativa para reestabelecer as condições anteriores de oferta de propriedades rurais de pequenos produtores com áreas menores a 4 módulos fiscais, em garantia, perante às instituições financeiras em nosso País. Com a competente participação e apoio da AIBA iremos vencer mais esse desafio”, disse o deputado Tito.

Fonte: ASCOM do Deputado Tito.

Compartilhe nas redes sociais
admin

Recent Posts

EM BARREIRAS, CLUBE DA MELHOR IDADE FOI BENEFICIADO COM INVESTIMENTOS FEDERAIS PELO MANDATO DO DEPUTADO TITO

O Clube da Melhor Idade recebeu no dia 01 de julho um kit multimídia composto…

15 horas ago

DEPUTADO TITO VIABILIZA ENERGIA SOLAR PARA MORADORES RURAIS DE RIACHÃO DAS NEVES

Os produtores do Assentamento Dom Ricardo, em Riachão das Neves, foram contemplados com um kit…

2 semanas ago

DEPUTADO TITO CELEBRA ANÚNCIO DE RECUPERAÇÃO DA BA 447 E BA 465 ENTRE BARREIRAS E ANGICAL

Desde o início do seu mandato, o deputado Tito tem buscado junto ao Governo da…

2 semanas ago

DEPUTADO TITO VIABILIZA CÂMARAS FRIAS PARA A PREFEITURA DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES

A Prefeitura de Luís Eduardo, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, recebeu no dia…

3 semanas ago

DEPUTADO TITO PARTICIPA DE CONVENÇÃO NACIONAL DO AVANTE EM BELO HORIZONTE

Neste sábado (23/07), o deputado federal Tito participou da Convenção Nacional do partido Avante, no…

3 semanas ago